domingo, 29 de maio de 2011

"Escola da Marinha presente no RUMOS"

A Escola da Marinha esteve presente no passado sábado, dia 28 de Maio na Escola Básica e Secundária Domingos Capela no projecto RUMOS.
A Marinha esteve representada pelos seus professores, educadores e alguns alunos do pré-escolar e 1º ciclo que apresentaram a peça " A Caminho da Amizade", baseada na história " A Maior Flor do Mundo" de José Saramago.
A Escola da Marinha agradece a todos os presentes! Parabéns a todo o Agrupamento Domingos Capela!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

"O Segredo de um Rio contado pelos alunos do PIEF..."

No passado dia 20 de Maio decorreu mais uma iniciativa com os alunos do PIEF, mas desta vez com o grupo do 2º Ciclo da Escola Básica e Secundária Domingos Capela que orientados pela Professora Andreia vieram à Marinha apresentar um pequeno teatro.
Nas instalações cedidas pelos Leões Bairristas e com as turmas do pré- escolar e do 1º ciclo a assistir, os alunos apresentaram um teatro baseado na obra de Miguel Sousa Tavares, " O Segredo de um Rio".
Foi um momento mágico, com muita criatividade, dedicação e empenho da parte de todos os intervenientes.
Parabéns à professora Andreia e a todos os alunos pelo cenário que criaram e pela peça que apresentaram.
Esperamos poder contar com estes actores mais vezes...
Obrigado a todos!

“AFINAL AS MÃES TAMBÉM VÃO À ESCOLA….”

No âmbito do Projecto Intercâmbio com a família na actividade “ A MÃE VEM À ESCOLA”, recebemos a visita de uma mãe e de uma avó que vieram ao Jardim de Infância contar uma história.
As histórias contadas foram: ” A Panela Mágica” e a “ A Aldeia cinzenta”.
Tanto a mãe como a avó, cativaram as crianças, durante a narração. Fizeram perguntas às mesmas e levaram-nas a participar.
Esta actividade foi do agrado das crianças, que se mostraram atentas e entusiasmadas.
No fim, recontaram as histórias e fizeram registos gráficos.
Ainda relacionado com este Projecto, os pais continuam a enviar-nos trabalhos relacionados com o tema : “A Casa”. O último recebido foi: “ A escola da Marinha”.

DIA DA MÃE COMEMORADO ESPECIALMENTE PELOS ALUNOS DO JI

As crianças do jardim de Infância da Marinha foram ao FACE, realizar a prenda para o dia da Mãe: um espelho (reutilizando CD) e decorar uma saquinha de tecido.
Na escola elaboraram um postal para juntar à prenda.
Cada criança desenhou a sua mãe em folhas pequenas e num papel de cenário grande, para decorar as salas e a entrada da escola.
As mães gostaram de ver os trabalhos realizados pelos seus filhos. Algumas mães demonstraram a sua alegria pegando nas crianças ao colo abraçando-as e beijando-as.

PRÉ-ESCOLAR DA MARINHA DRAMATIZA HISTÓRIAS

As crianças do Jardim de Infância da escola da Marinha, exploraram as histórias: “O Capuchinho Vermelho” e “ Dez numa cama” e fizeram as respectivas dramatizações.
Foram momentos de diversão, participação, de colaboração e de muita alegria.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

ESCRITOR PEDRO SEROMENHO NA MARINHA

A Escola da Marinha vai receber no próximo dia 17 de Junho às 14horas o escritor Pedro Seromenho autor de várias obras infanto-juvenis.
Pedro Seromenho Rocha é de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), Repúblicado Zimbabué. Com apenas 2 anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga onde actualmente reside.
Embora formado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras nacionais e brasileiras.
Depois do sucesso do livro " A nascente de tinta", o autor regressa agora ao mundo do sonho da imaginação com o " Reino do Silêncio".

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Benefícios da actividade física regular

Olá a todos! Um pouco atrasado mas conforme o combinado aqui estamos para mais umas dicas para uma alimentação saudável e uma actividade física regular.

Quais os benefícios da actividade física regular?
Para quem mais distraído aqui vai: reduz o risco de Dores nas costas, Diabetes tipo 2, Doença cardíaca, Morte por ataque cardíaco, ou acidente vascular cerebral e Cancro do cólon.

Ajuda a prevenir, a reduzir e a controlar:
- o peso e o risco de obesidade
- A hipertensão
- A osteoporose, podendo diminuir o risco de fractura da anca, nas mulheres.
- Os comportamentos de risco, especialmente entre as crianças e os jovens, tais como:
   1- Consumo de tabaco, álcool e outras substâncias
   2- Alimentação pouco saudável
   3- Violência
Contribui, ainda, para:
Manter os ossos, os músculos e as articulações e melhorar a condição física das pessoas com doenças crónicas incapacitantes.
Controlar situações dolorosas,  como as dores nas costas ou nos joelhos.
Promover o bem-estar psicológico, reduzir o stresse, a ansiedade, o sentimento de depressão e a solidão.

Afinal, como posso ser mais activo?
- Andar mais a pé; Usar menos o elevador;Descer do autocarro duas paragens antes de chegar ao emprego e fazer o restante percurso a pé;Dançar; Jogar à bola;Passear o cão; Cortar a relva ou fazer jardinagem;Fazer abdominais ou pedalar, enquanto vê televisão e fazer outras actividades que lhe dêem prazer.
O MAIS IMPORTANTE É SER MAIS ACTIVO, AO LONGO DA VIDA E NO DIA-A-DIA.

Até breve... Bons treinos e cuidado com a alimentação!
LF

domingo, 15 de maio de 2011

A zanga da Lua vista pelos alunos da Marinha

No dia 13 de Maio, o 1.º Ciclo da Escola da Marinha foi ao Multimeios ver “A zanga da Lua”.
Nós fomos ao Multimeios porque ganhámos um prémio por termos participado no concurso”A Passarola”, do livro “Memorial do Convento” de José Saramago.
“A zanga da Lua” conta a história de um menino que se chama João, que queria descobrir porque é que a Lua tinha parado. O João, na companhia do seu amigo Macaco, viajou pelo espaço no robot Latinhas. Eles visitaram vários planetas do Sistema Solar e ficaram a descobrir segredos sobre muitos planetas.
Quando chegaram à Lua, o João, o Macaco e o Latinhas descobriram que a Lua estava zangada porque os humanos poluíam a Terra. Para que a Lua nunca mais se zangasse, todos os alunos da escola do João e de todas as escolas, tinham de ajudar o Planeta, separando e reciclando o lixo. Também em casa todos temos de separar e reciclar o lixo.
Foi uma manhã muito divertida e ficámos a saber mais sobre o Universo, os planetas e a importância da separação e reciclagem do lixo.

Texto Colectivo – Turma M3/4 







“TALENTOS À SOLTA - ”SERÃO LITERÁRIO DEDICADO AO PERÍODO BARROCO E A SARAMAGO

Evocando a época barroca do “ Memorial do Convento”, em alusão à obra de José Saramago, alunos e professores da Escola Básica e Secundária Domingos Capela realizaram um “serão literário” na passada sexta-feira, dia 6 de Maio.
Foi uma iniciativa dinamizada por alunos do 12º ano e abrangente a todos os ciclos do Agrupamento Domingos Capela, proporcionando rasgados elogios do Diretor António Sá, igualmente vestido à época barroca sob o testemunho da antecessora Adelina Pereira e dos autarcas.
Presentes no serão, como não podia deixar de ser, estiveram as docentes da Escola da Marinha e que através da sua coordenadora, a Professora Augusta foi feita uma breve apresentação a todos os presentes dos trabalhos realizados na Escola da Marinha, baseados na obra de José Saramago “ A Maior Flor do Mundo” bem como da peça “ A Caminho da Amizade”.
Foi mais um momento de grande interesse em que, quem esteve presente pode assistir a teatro, poesia e música com entusiasmo e deliciar-se com o talento que foi posto em prática pelos participantes.
PARABÉNS A TODOS! PARA O ANO HÁ MAIS”SERÃO”


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Marinha comemora " Dia da Mãe"

Na passada segunda-feira, dia 2 de Maio, a Escola da Marinha organizou um convívio para festejar o Dia da Mãe. O espaço escolhido foi a sede dos Leões Bairristas, que ficou pequena dada a grande afluência de mães. Depois de dadas a boas vindas a todas as convidadas, foi apresentada pelos alunos uma bonita e envolvente canção dedicada a todas as mães.
De seguida foi servido um café a todos os convidados, pelos alunos do curso de Mesa e Bar da Escola Básica e Secundária Domingos Capela. 
O convívio terminou com a entrega por parte dos alunos, de uma lembrança elaborada pelos mesmos no FACE.
De registar que foram momentos bem passados, com alegria, vivacidade e interacção entre todas as convidadas. A Escola da Marinha desde já agradece a participação dos alunos do curso de Mesa e Bar da Escola Secundária Domingos Capela e ao Presidente dos Leões Bairristas pela cedência do espaço.

UMA SAUDAÇÃO ESPECIAL A TODAS AS MÃES!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tempo de dedicação diário à actividade física

Olá a todos!
Agora que já sabem o que é a actividade física e a sua importância vamos falar do tempo de duração da actividade física e no mínimo, devemos dedicar 30 minutos, por dia, a fazer uma actividade física moderada. Estes 30 minutos podem ser realizados sem parar ou em períodos mínimos de 10 a 15 minutos.
Este período de tempo deve, no entanto ser aumentado para 60 minutos diários, se pretender reduzir o seu peso.
Tipo e Frequência de actividade

Vida activa - Actividade leve e moderada com 10 minutos ou mais várias vezes ao dia e diariamente
Actividade para preservar a saúde - Actividade moderada, 30 minutos ou mais diariamente.
Exercícios para manter a forma - Actividade moderada e vigorosa, 30 minutos ou mais três vezes por semana.
Treino para desporto - Actividade energética, duração e frequência de acordo com o nível individual para estar em forma.

No próximo artigo falaremos dos benefícios da actividade física regular, e como posso ser mais activo.

Até lá, bom treinos!