No âmbito do projeto Liga-te, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, os alunos da escola da Marinha vieram à biblioteca para conhecerem melhor os cuidados que devem ter com a exposição solar.
O uso do protetor solar, do chapéu ou de uma camisola nas horas de maior intensidade solar, podem ajudar a evitar os temíveis escaldões.
ficaram também a conhecer as horas de maior calor e evitá-las...
e aprenderam um truque! quando estiverem na praia, se a sombra for longa é uma boa altura para lá estar, se a sombra for curta, o melhor é ir até casa ou pelo menos procurar a sombra do guarda-sol!
... é importante também beber muita água, para hidratar, e comer uma fruta ou uma salada de legumes fresca e saudável!
e não esquecer o uso do chapéu, o melhor é o de abas largas, pois protege mais e renovar a proteção solar a cada duas horas, ou depois de andar muito tempo na água. No entanto, não é só na praia que devemos usar o protetor solar: também no campo ou na neve o devemos usar, pois os raios solares também ser perigosos nestes locais e mesmo que o tempo esteja nublado, deve-se usar na mesma o protetor. Quanto mais elevado o número que vem indicado na embalagem, maior é a proteção. As crianças devem usar o índice 50.
Ficaram a saber também o que são Fototipos: as pessoas com pele, cabelo e olhos claros têm mais probabilidade de sofrerem queimaduras solares do que os que têm pele, cabelo e olhos escuros.
Sinais no corpo que se alterem na cor ou formato devem ser vigiados por um médico, para prevenir doenças graves como o cancro de pele.
Depois de todas estas informações, só falta desejar Boa Praia!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário