terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Estendal Poético na Domingos Capela

A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva em Espinho e o Agrupamento Domingos Capela aderiram à iniciativa da área metropolitana do Porto, para as comemorações do Dia Mundial da Poesia que se realizará no próximo dia 21 de março de 2012.
Este projeto consiste na realização de um “ Estendal Poético Metropolitano” de poetas locais ou com temas de referência ao Concelho e que deverão ser ilustrados por alunos do concelho. Cada um dos Municípios selecionará os 3 melhores poemas ilustrados para enviar aos outros quinze Municípios, até ao dia 29 de fevereiro.
Assim e durante um largo período da manhã da passada segunda feira, dia 27 fevereiro a turma do quinto ano, do agrupamento Domingos Capela e após a leitura atempada de poemas, os alunos realizaram as respectivas ilustrações. Os temas distribuídos foram: A Lenda da Fonte do Mocho e a Balada de Espinho.
Os trabalhos realizados foram entregues na biblioteca municipal, onde ainda esta semana vão ser votados para depois os melhores serem enviados para os outros Municípios. Os resultados serão divulgados em breve.
Todos os trabalhos serão expostos na biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.
PARABÉNS A TODOS PELA CRIATIVIDADE, EMPENHO E DEDICAÇÃO! 


domingo, 26 de fevereiro de 2012

O que é um herói para os alunos do 2º ano da Marinha!!



As experiências sobre plantas

Eu vou escrever sobre as plantas.
Em primeiro lugar a minha professora pegou num vaso de plástico pequeno que trouxe de casa. Depois a professora pôs um bocadinho de terra lá dentro. Quem trouxe a terra foi a Mariana ferreira, o Pedro Aluai e também a professora. De seguida a professora meteu um caule de roseira que a Tamára trouxe dentro do vaso. Por fim, a professora meteu mais outro bocadinho de terra e pôs o vaso à beira da janela.
A professora meteu outra vez terra noutro vaso e meteu sementes de maçã. Assim, igual ao outro.
Meteu outra vez terra no vaso, só que eram sementes de limão, de abóbora e de tomate e meteu esses vasos todos na janela, ao sol.
E a professora também cortou uma garrafa de água a meio e meteu algodão já molhado dentro da garrafa e depois por cima meteu feijão.
José Carlos
Turma M2/3
EB1/JI Marinha

Nova experiência dos alunos do 3º ano da Marinha

No dia 24 de janeiro de 2012, terça-feira às 11h fizemos na sala de aula durante a hora do intervalo várias sementeiras.
Os meninos que levaram para a escola material necessário para a sementeira foram: Samuel, José, Pedro Aluai, Tamára, Mariana F. e também a nossa professora Augusta.
Nós trouxemos de casa: terra, sementes de abóbora, feijão, limão, maçã, tomate, uma estaca de roseira, um bolbo de jacinto e 9 vasos.
Primeiro começamos por plantar os feijões. Colocou-se uma garrafa de água vazia e partida ao meio com algodão que se passou por água depois colocou-se o feijão.
Depois também plantamos uma estaca de roseira. Colocamos a terra num vaso e espetou-se a estaca de roseira. De seguida fizemos a plantação das outras sementes. Estas plantas foram semeadas todas da mesma maneira. Colocou-se terra dentro de cada vaso (até meio) colocou-se lá dentro as diferentes sementes e depois voltamos a cobrir os vasos com mais terra.
Depois de plantar todas as sementes o meu colega Tiago foi colocar os vasos no parapeito da última janela da nossa sala de aula.
Eu gostei muito de ter participado nesta experiência com os meus colegas e a minha professora.
A nossa professora ficou responsável por regar as plantas que plantamos.
Samuel Caruncho
Turma M2/3EB1/JI Marinha

" Lenda da Origem do Nome da Cidade de Espinho" - alunos do 2ºano


"Um Fenómeno Chamado Ciclone" visto pelos alunos do 2º ano

FRASES DITAS PELAS CRIANÇAS DA MARINHA...

O SOL DEIXA A ROUPA QUENTE

E O VENTO DEIXA A ROUPA FRIA

O VENTO PODE LEVAR A ROUPA PELO AR.

A ROUPA PODE VOAR.

QUANDO ESTÁ MUITA CHUVA A MINHA MÃE SECA A ROUPA NA MÁQUINA.

SERÁ QUE QUANDO CHOVE O MAR FICA MAIS CHEIO?

                                                                                         Grupo M0 - 4 e 5 anos
                                                                                              Fevereiro 2012

CONHECES ALGUM SUPER HERÓI? O QUE FAZEM?

SALVAM AS PESSOAS.

LUTAM.

LEVANTAM CARROS.

VÃO PARA CIMA DOS CARROS

ENTRA PELA CHAMINÉ QUANDO A PORTA ESTÁ TRANCADA.

É O MEU BONECO BUZZ LIGHTYEAR.

O RUCA.

O FAÍSCA MACQUEEN.

E O BAGY

GOSTO DA BARBIE E DAS WINKS.

GOSTO DA DORA, DA PRINCESA, DA BARBIE, DAS WINKS E DO RUCA.

GOSTO DA DORA.EU SOU A DORA.

HELLO KITTY.

BARBIE.                                   

GOSTO DAS WINKS.

MICKEY

A BELA E O MONSTRO.

OS SUPER HERÓIS.

O RUCA O MICKEY E O NODY.

O NODY.

O PAI DO MENINO É UM HERÓI PORQUE AJUDOU O FILHO A CORRER, A NADAR E ANDAR DE BICICLETA.
O PAI ATOU A CADEIRA DE RODAS À SUA BICILETA E PEDALOU ATÉ CHEGAR Á META.O FILHO SORRIU, OLHOU PARA AS COISAS E PARA AS PESSOAS, PORQUE FOI MUITO FIXE, ENGRAÇADO E MUITO DIVERTIDO TER FEITO O QUE GOSTAVA, COM A AJUDA DO PAI.

OS MÉDICOS SÃO SUPER HERÓIS PORQUE TRATAM AS PESSOAS.

CURAM AS FERIDAS E SALVAM AS PESSOAS DAS DOENÇAS.

AJUDAM A TIRAR O BEBÉ DA BARRIGA.


" A Magia da Palavras Lidas e Ilustradas"

O Pré - escolar foi à Biblioteca participar na atividade: ” A Magia das Palavras Lidas e Ilustradas”.
Cada grupo do Pré-Escolar ouviu uma história, fez o registo gráfico da mesma, através de desenho, recorte e colagem.
Foi uma atividade que as crianças gostaram tendo sido depois, explorada nas diferentes salas, de forma diversificada.


Enfermeiras na Marinha para ensinar a lavar os dentes...

Num dia diferente e repleto de atividades as enfermeiras vieram ensinar os mais novos a lavar os dentes. Neste dia cada criança trouxe a sua escova e a enfermeira Susana trouxe a pasta e a “dentuça” para ensinar a escovar os dentes. 
Vimos o filme em Power Point :  “O Doutor Dentolas”.
No final da enriquecedora sessão foi entregue a cada criança um diploma. 

sábado, 25 de fevereiro de 2012

TEATRO DA CAF NA MARINHA!

Uma das atividades da CAF foi a confeção de fantoches com material de desperdício, tendo sido apresentado um teatro para as três turmas do Pré Escolar.  Foram momentos de descontracção e de grande envolvência por parte dos alunos mas também de toda a comunidade escolar.

Pais participam ativamente no Carnaval da Marinha...

Os Encarregados de Educação colaboraram no arranjo das fantasias e pinturas faciais, para o desfile de Carnaval, realizado no Bairro. Este ano, apesar de mais caseiro, teve muita assistência e participação ativa dos Pais. Parabéns a todos!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

ALUNOS DO EXTERNATO REPRESENTAM PARA ALUNOS DA MARINHA E SEARA... ....

Os alunos do primeiro e segundo ano das Escolas do Marinha e da Seara do Agrupamento Domingos Capela estiveram presentes no passado dia 7 de fevereiro na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva onde assistiram à apresentação de três peças de teatro “ A Branca de Neve e os Sete Anões” , “ Os Seis Cabritinhos” e por ultimo uma peça com  fantoches sobre a “ Higiene Oral”.
A referida peça da “Higiene Oral – Para uma boca sã” foi dinamizada no âmbito da disciplina de Saúde Infantil, do Curso de Técnico de Apoio à Infância, do Externato Oliveira Martins, em parceria com várias disciplinas. Tem como objetivo a promoção de uma boa higiene oral, ensinar a lavagem dos dentes e a importância do flúor e de uma alimentação saudável, sendo o grupo alvo crianças na idade pré-escolar. 
Estas peças tiveram como personagens principais os alunos do 3º ano do curso Técnico de Apoio à Infância, do Externato Oliveira Martins em Espinho.
A realização destas atividades resultam da parceria entre o Externato Oliveira Martins e a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, no sentido de os alunos poderem aplicar “ in loco” um projeto interdisciplinar planificado e desenvolvido nas disciplinas técnicas de expressão Plástica, Expressão Corporal, Dramática e Musical e Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa.
Este projeto de intervenção pedagógica, permite que os alunos ganhem mais consciência e experiência na planificação e dinamização de atividades para crianças, o público-alvo da saída profissional deste curso.
Esperamos brevemente, repetir a atividade e outros trabalhos na área da expressão dramática e musical que já estão a ser preparados e que pretendemos dirigir a outras escolas, anos e alunos do Agrupamento Domingos Capela
ATÉ BREVE E PARABÉNS A TODOS!




terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

JOSÉ MARMELO E SILVA EM EXPOSIÇÃO NA DOMINGOS CAPELA

A biblioteca do Agrupamento Domingos Capela inaugurou uma exposição do poeta e professor José Marmelo e Silva, patrono da nossa recente biblioteca municipal em Espinho.
A exposição foi inaugurada no passado dia 31 de Janeiro e estará disponível para toda a comunidade escolar do agrupamento até ao dia 15 de Fevereiro. Entretanto no dia 14 de Fevereiro às 10h será organizada uma pequena conferência, com a presença do Dr. Nelson Oliveira, filho de José Marmelo e Silva que falará sobre a vida e obra de seu pai a algumas turmas do agrupamento seguido de um pequeno debate.
Pretende-se com esta exposição e conferência, dar a conhecer um pouco da vida e obra de um poeta que está injustamente esquecido no meio escolar e que embora não seja natural de Espinho está e estará eternamente ligado à cultura espinhense. Em 2011, o ano em que se comemorou o seu nascimento, o concelho de Espinho abriu um novo espaço dedicado à memória e figura emblemática do escritor, jornalista mas também professor: A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva. Um espaço ímpar da nossa cidade que merece ser visitado por todas as escolas, nos mais vários níveis.

Quem foi José Marmelo e Silva?

José Antunes Marmelo e Silva nasceu a 7 de Maio de 1911 em Paul, Beira Baixa. Estudou no Seminário do Fundão e em escolas secundárias de Covilhã e de Castelo Branco. Frequentou a Universidade de Coimbra mas, devido à publicação de Sedução, teve de concluir a licenciatura (em Filologia Clássica) na Faculdade de Letras de Lisboa onde apresentou uma tese sobre Virgílio – Um sonho de paz bimilenário: a poesia de Virgílio. Colaborou no semanário lisboeta O Diabo, com o pseudónimo Eduardo Moreno, e na revista presença, de Coimbra, cidade em que conviveu com o grupo neo-realista. Prestou serviço militar em Mafra e na Madeira. Fixou residência em Espinho (onde leccionou na Escola Secundária) até à data da sua morte, em 11 de Outubro de 1991. Foi agraciado, em 1987, com a medalha de ouro da cidade de Espinho. Com o grau de Comendador da Ordem de Mérito, foi condecorado pelo então Presidente da República, Dr. Mário Soares, em 1988.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A menina do mar do 4º ano


No âmbito do PNL, os alunos da turma do 4.º ano elaboraram um resumo do conto "A Menina do Mar" e ilustraram-no. O resultado final é este!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Espaço da Biblioteca Municipal colorido pelo Escritor Pedro Seromenho...

Na passada sexta feira, dia 3 de fevereiro, a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva teve mais um momento mágico, com a visita do escritor e ilustrador Pedro Seromenho. Já começa a ser um hábito a presença anual deste jovem escritor de Braga, que no ano letivo anterior tinha visitado a Escola da Marinha. Desta vez e pese embora o espaço tivesse sido a nossa envolvente biblioteca municipal, tivemos uma sessão dirigida aos alunos do terceiro e quarto ano da Escola da Seara e quarto ano da Lomba e Bouça, num total de 80 crianças.
A sessão durou cerca de uma hora onde escritor apresentou a sua mais recente obra da “ Reciclomania”.Este excelente trabalho é composto por quatro livros: Maria Botelha- A garrafa aventura; Felismina Cartolina e João Papelão – Uma Caixa de papel e cartão; Chico Fantástico – Super Herói de plástico e o Palhaço avaria e o Planeta bateria.
Assim, o escritor de um modo divertido, sensibilizou os alunos para a temática da reciclagem, tendo estabelecido com os alunos uma verdadeira interação que de certeza contribuirá para a mudança de comportamentos junto das famílias, no que concerne à promoção da sustentabilidade ambiental.
Para mais informações consultem: www.paletadeletras.pt/livro.
Parabéns a todos os participantes e ao escritor por mais este momento envolvente. Até para o ano...