quinta-feira, 9 de junho de 2011

"PRIMEIROS SOCORROS NA MARINHA"

Decorreu na passada terça-feira, dia 7 de Junho durante a manhã uma pequena formação de primeiros socorros dirigida aos alunos do terceiro e quarto ano da Marinha e respectivos professores.
A actividade teve a intervenção única de um elemento dos Bombeiros Voluntários de Espinho, que durante cerca de duas horas manteve uma plateia atenta, muito interessada e sempre a  interagir constantemente com o preletor. 
Os temas abordados foram de extrema importância para o dia-a-dia de todos, desde a noção de primeiro socorro, designação das várias siglas existentes nos serviços médicos, números de emergência médica, tratamento das feridas, queimaduras, hemorragias, envenenamentos, fracturas, imobilizações, levantamentos e transportes de doentes até ao suporte básico de vida, tendo este ultimo sido abordado numa componente prática com a intervenção dos alunos.  
Utilizando sempre uma linguagem clara, simples e não aprofundando demasiado os temas dada a faixa etária dos alunos, o sub-chefe Zé Mendes soube sempre manter o interesse dos alunos, interagindo com eles, questionado-os e confrontando-os com situações reais do dia-a-dia.
A parte final, dedicada ao suporte básico de vida, contou com a participação de vários alunos que puderam passar por experiências quase reais com um boneco insuflável que serviu para aplicar os métodos de salvamento aprendidos. Esta foi sem dúvida a parte mais enriquecedora para os alunos com estes a demonstrarem grande empenho e sentido de responsabilidade nas tarefas propostas.
O balanço é francamente positivo e foi de encontro às expectativas criadas, ficando a possibilidade, no futuro de novas visitas dos Bombeiros à Marinha, não só para interagir com os alunos mas também com os encarregados de educação, pois o saber não ocupa lugar, e quanto mais bem informados estivermos mas sucesso teremos no dia-a-dia.
O Agrupamento Domingos Capela (Escola da Marinha), desde já agradece a total e competente colaboração dos Bombeiros Voluntários de Espinho em toda actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário