Vamos falar sobre a ida à Porto Editora.
No dia 19 de Janeiro, fomos à Porto Editora às 9:15h. Nós fomos de autocarro. Quando chegámos fomos lanchar. Depois de irmos lanchar fomos ver como se faz um livro, com a professora Márcia, com o professor Filipe e com a professora Ana.
Nós gostámos de ver todas as máquinas mas gostámos mais de ver o aspirador.
O que gostámos menos foi de ir embora.
Foi uma surpresa ver o nosso antigo professor Rolando.
Nós gostámos de ir à Porto Editora, porque foi divertido e gostávamos de repetir esta visita de estudo outra vez.
Oficina de escrita - João e Ivone – Turma M4
19/1/2012
A ida à fábrica da Porto Editora
Nós vamos falar sobre a ida à Porto Editora.
No dia 19 de Janeiro às 9h15m fomos à Porto Editora.
Nós fomos de autocarro e fomos lá para aprendermos como se faz um livro. Fomos com a professora Márcia, com a professora Ana e com o professor Filipe e quem nos guiou foi o professor Rolando.
Nós adorámos ir lá e do que gostámos mais foi do robô gigante.
O que foi uma surpresa para nós foi receber uma mala com livros, uma caneta e um pacote de leite.
Nós aprendemos que para fazermos um livro precisamos de páginas no computador, imprimem-se a laser as páginas nas chapas; nas chapas imprimem-se as cores vermelho, preto, azul e amarelo; cada chapa imprime 16 páginas de um lado e 16 páginas do outro lado da folha; dobra-se, corta-se, coze-se e cola-se a capa, sempre com a ajuda de máquinas. É assim que se faz um livro.
Nós gostávamos de repetir esta experiência porque ensinou-nos como se fabrica um livro. Gostámos de ir lá porque foi interessante!
Oficina de escrita - Rodrigo e Catarina – Turma M4
19/1/2012
Vou falar da ida à fábrica da Porto Editora.
Ontem, dia 19 de Janeiro de 2012, às 9h15m a turma do quarto ano foi à fábrica da Porto Editora.
O nosso transporte foi num autocarro de Espinho.
Quando chegámos lanchámos e fomos ver o processo de fabrico dos livros, que é assim: tem de se fazer a página no computador; cada chapa de alumínio corresponde a uma cor: preto, azul, vermelho e amarelo; cada chapa imprime 16 páginas de um lado e 16 páginas do outro lado da folha. Quando se dobra, corta-se, coze-se e cola-se a capa, sempre com a ajuda das máquinas.
Eu gostei mais de ver as máquinas. O que foi uma surpresa foi estar lá o professor Rolando.
Em conclusão, eu gostava de repetir esta experiência porque a fábrica era grande e gostava de ter mais tempo para apreciar os livros e as máquinas.
Oficina de escrita - Ricardo – Turma M4
19/1/2012
Vamos falar sobre a visita à fábrica da Porto Editora.
No dia 19 de Janeiro fomos à fábrica da Porto Editora. Fomos às 9h15m. Nós fomos de autocarro até lá. Nós fomos ver como se fazem os livros.
Fomos com a professora Ana, a professora Márcia e o professor Filipe. Fomos guiados pelo nosso antigo professor Rolando.
Nós gostámos de ir à fábrica da Porto Editora. O que gostámos mais foi de ver os livros a serem fabricados.
A maior surpresa foi ver o professor Rolando, que já não víamos há alguns anos.
Nós gostaríamos de repetir esta visita à fábrica da Porto Editora porque aprendemos a fazer livros.
Oficina de escrita – Lara e Cláudio – Turma M4
19/1/2012
A visita à fábrica da Porto Editora
Eu vou contar como foi a visita à fábrica da Porto Editora.
No dia 19 de Janeiro de 2012 às 9h15m a turma M4 da Escola da Marinha foi à fábrica da Porto Editora de autocarro.
Quando chegámos lá encontramos o nosso antigo professor de Música. Ele levou-nos a uma sala onde lanchámos e explicou-nos como se faz um livro.
O livro faz-se assim: imprimem-se as páginas a laser no computador; imprimem-se as páginas para as chapas que são quatro; os tinteiros também são quatro; as cores são amarelo, azul, preto e vermelho; cada chapa imprime 16 páginas e no total são 32 páginas numa folha; depois dobra-se, corta-se, coze-se e cola-se a capa. Tudo isto é feito sempre com a ajuda de máquinas. E assim se faz um livro.
Eu gostava de repetir esta experiência porque gostava de rever como se faz um livro.
Oficina de escrita – Mariana Folha – Turma M4
19/1/2012
A visita à fábrica da Porto Editora
Eu vou contar como foi a visita à fábrica da Porto Editora.
No dia 19 de Janeiro de 2012 às 9h15m a turma M4 da Escola da Marinha foi à fábrica da Porto Editora de autocarro. Quando chegámos lá encontramos o nosso antigo professor de Música. Ele levou-nos a uma sala onde lanchámos e explicou-nos como se faz um livro.
Nós fomos a uma sala onde vimos um laser que queimava tudo o que aparecia a branco. O senhor disse que as chapas imprimem-se com as cores azul, preto, amarelo e vermelho. Depois, fomos ver os senhores que estavam a dobrar uma folha grande com 16 páginas em cada folha. A seguir, corta-se a folha grande por onde está dobrado que dá origem a 32 páginas. Quando já estiver cortado tem de se cozer as folhas do livro. Depois cola-se a capa e por fim corta-se em baixo, em cima e no lado direito.
A seguir fomos para uma sala. Lá, o nosso guia fez-nos várias perguntas. Quando nós saímos o guia deu-nos uma prenda que foi uma caneta, um livro que explicava como se faz um livro e um pacote de leite achocolatado.
Eu gostava de repetir esta experiência porque gostava de rever como se faz um livro.
Oficina de escrita – Diogo – Turma M4
19/1/2012