quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

VISITAS DA ESCRITORA ANNE CAROLINE E DO JOQUINHA ÀS ESCOLAS TERMINARAM COM SUCESSO

A escritora Anne Caroline terminou a sua “ digressão” às escolas do agrupamento Domingos Capela com a visita às escolas da Lomba e do Monte.
Desta forma, no passado dia 23 e 24 de janeiro, a autora do livro “ JOQUINHA NA CIDADE DO MIAU” apresentou mais uma vez a sua obra através de uma hora do conto empolgante, animada, com muita partilha e interação e em que os alunos para além de terem ouvido e explorado a história em conjunto com a Anne Caroline, puderam também comprovar que os deficientes são úteis, tal e qual o gato protagonista do livro que, apesar de ter ficado numa cadeira de rodas, continuou a trabalhar e a ser respeitado.
Pretendeu-se com esta atividade pelas seis escolas, não só apresentar a obra infantil da escritora, mas também sensibilizar os alunos para a importância dos deficientes na nossa sociedade e do lugar que todos estes ocupam, independentemente das suas limitações. No final os alunos perceberam que todos os deficientes têm formas de pensar e agir como todas as outras pessoas e que não é por estarem mais limitados, que deixam de ter projetos de vida, e de lutar com determinação, dinamismo e muita coragem no dia a dia. O caso da escritora Caroline Soares deve ser visto como um exemplo de vida a seguir. Foi uma aposta ganha a todos os níveis e a mensagem chegou a todos com grande sensibilidade.
Parabéns a todos os que apoiaram esta iniciativa principalmente à Câmara Municipal de Espinho que se mostrou sempre disponível para ajudar no transporte da escritora e de alunos! E fica a promessa do regresso da escritora às escolas do agrupamento Domingos Capelas para apresentar a sua segunda obra, já editada que se intitula “ Joquinha na Nuvem da Mafalda”.
Até Breve!


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A visita à Porto Editora contada pelos alunos da Marinha...

Vamos falar sobre a ida à Porto Editora.

No dia 19 de Janeiro, fomos à Porto Editora às 9:15h. Nós fomos de autocarro. Quando chegámos fomos lanchar. Depois de irmos lanchar fomos ver como se faz um livro, com a professora Márcia, com o professor Filipe e com a professora Ana.
Nós gostámos de ver todas as máquinas mas gostámos mais de ver o aspirador.
O que gostámos menos foi de ir embora.
Foi uma surpresa ver o nosso antigo professor Rolando.
Nós gostámos de ir à Porto Editora, porque foi divertido e gostávamos de repetir esta visita de estudo outra vez.

Oficina de escrita - João e Ivone – Turma M4
19/1/2012

A ida à fábrica da Porto Editora


Nós vamos falar sobre a ida à Porto Editora.
No dia 19 de Janeiro às 9h15m fomos à Porto Editora.
Nós fomos de autocarro e fomos lá para aprendermos como se faz um livro. Fomos com a professora Márcia, com a professora Ana e com o professor Filipe e quem nos guiou foi o professor Rolando.
Nós adorámos ir lá e do que gostámos mais foi do robô gigante.
O que foi uma surpresa para nós foi receber uma mala com livros, uma caneta e um pacote de leite.
Nós aprendemos que para fazermos um livro precisamos de páginas no computador, imprimem-se a laser as páginas nas chapas; nas chapas imprimem-se as cores vermelho, preto, azul e amarelo; cada chapa imprime 16 páginas de um lado e 16 páginas do outro lado da folha; dobra-se, corta-se, coze-se e cola-se a capa, sempre com a ajuda de máquinas. É assim que se faz um livro.
Nós gostávamos de repetir esta experiência porque ensinou-nos como se fabrica um livro. Gostámos de ir lá porque foi interessante!

Oficina de escrita - Rodrigo e Catarina – Turma M4
19/1/2012 


Vou falar da ida à fábrica da Porto Editora.

Ontem, dia 19 de Janeiro de 2012, às 9h15m a turma do quarto ano foi à fábrica da Porto Editora.
O nosso transporte foi num autocarro de Espinho.
Quando chegámos lanchámos e fomos ver o processo de fabrico dos livros, que é assim: tem de se fazer a página no computador; cada chapa de alumínio corresponde a uma cor: preto, azul, vermelho e amarelo; cada chapa imprime 16 páginas de um lado e 16 páginas do outro lado da folha. Quando se dobra, corta-se, coze-se e cola-se a capa, sempre com a ajuda das máquinas.
Eu gostei mais de ver as máquinas. O que foi uma surpresa foi estar lá o professor Rolando.
Em conclusão, eu gostava de repetir esta experiência porque a fábrica era grande e gostava de ter mais tempo para apreciar os livros e as máquinas.

Oficina de escrita - Ricardo – Turma M4
19/1/2012


Vamos falar sobre a visita à fábrica da Porto Editora.

No dia 19 de Janeiro fomos à fábrica da Porto Editora. Fomos às 9h15m. Nós fomos de autocarro até lá. Nós fomos ver como se fazem os livros.
Fomos com a professora Ana, a professora Márcia e o professor Filipe. Fomos guiados pelo nosso antigo professor Rolando.  
Nós gostámos de ir à fábrica da Porto Editora. O que gostámos mais foi de ver os livros a serem fabricados.
A maior surpresa foi ver o professor Rolando, que já não víamos há alguns anos.
Nós gostaríamos de repetir esta visita à fábrica da Porto Editora porque aprendemos a fazer livros.

 Oficina de escrita – Lara e Cláudio – Turma M4
19/1/2012

A visita à fábrica da Porto Editora

Eu vou contar como foi a visita à fábrica da Porto Editora.
No dia 19 de Janeiro de 2012 às 9h15m a turma M4 da Escola da Marinha foi à fábrica da Porto Editora de autocarro.
Quando chegámos lá encontramos o nosso antigo professor de Música. Ele levou-nos a uma sala onde lanchámos e explicou-nos como se faz um livro.
O livro faz-se assim: imprimem-se as páginas a laser no computador; imprimem-se as páginas para as chapas que são quatro; os tinteiros também são quatro; as cores são amarelo, azul, preto e vermelho; cada chapa imprime 16 páginas e no total são 32 páginas numa folha; depois dobra-se, corta-se, coze-se e cola-se a capa. Tudo isto é feito sempre com a ajuda de máquinas. E assim se faz um livro.
Eu gostava de repetir esta experiência porque gostava de rever como se faz um livro.

Oficina de escrita – Mariana Folha – Turma M4
19/1/2012

A visita à fábrica da Porto Editora

Eu vou contar como foi a visita à fábrica da Porto Editora.
No dia 19 de Janeiro de 2012 às 9h15m a turma M4 da Escola da Marinha foi à fábrica da Porto Editora de autocarro. Quando chegámos lá encontramos o nosso antigo professor de Música. Ele levou-nos a uma sala onde lanchámos e explicou-nos como se faz um livro.
Nós fomos a uma sala onde vimos um laser que queimava tudo o que aparecia a branco. O senhor disse que as chapas imprimem-se com as cores azul, preto, amarelo e vermelho.  Depois, fomos ver os senhores que estavam a dobrar uma folha grande com 16 páginas em cada folha. A seguir, corta-se a folha grande por onde está dobrado que dá origem a 32 páginas. Quando já estiver cortado tem de se cozer as folhas do livro. Depois cola-se a capa e por fim corta-se em baixo, em cima e no lado direito.
A seguir fomos para uma sala. Lá, o nosso guia fez-nos várias perguntas. Quando nós saímos o guia deu-nos uma prenda que foi uma caneta, um livro que explicava como se faz um livro e um pacote de leite achocolatado.
Eu gostava de repetir esta experiência porque gostava de rever como se faz um livro.

Oficina de escrita – Diogo – Turma M4
19/1/2012

domingo, 22 de janeiro de 2012

COMO SE FAZ UM LIVRO…COM A PRESENÇA DOS ALUNOS DA MARINHA

No passado dia 19 de janeiro, os alunos finalistas da Marinha visitaram a fábrica da Porto Editora na zona industrial da Maia, numa atividade organizada pela biblioteca da Marinha e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Espinho.
Foi uma manhã produtiva e animada em que os alunos estiveram envolvidos e interessados de tal maneira na visita que nem se deu pelo tempo passar e quando terminou, já estes perguntavam se continuava da parte da tarde.
A saída da escola foi às 9.15h, tendo sido a recepção aos alunos feita às 10h, pelo responsável da Porta Editora, Professor Rolando que de imediato deu as boas vindas a todos e iniciou a visita que teve uma parte teórica que passou por algumas indicações sobre a Porto Editora e de algumas etapas de um caminho complexo e rigoroso até o livro estar pronto a ser publicado.
De seguida todos seguiram para a zona mais esperada, onde se começou efetivamente a visualizar em termos práticos a “viagem” e as etapas de como se faz um livro, desde a originalidade do livro até ao glossário, passando pela revisão, o design, a paginação, a passagem à chapa, à impressão, da impressão à encadernação, o acabamento, o ambiente, o armazenamento e da venda do próprio livro.
A visita ficou concluída com algumas questões colocadas aos alunos como forma de poderem mostrar o que aprenderam e de seguida todos receberam algumas lembranças, incluindo livros.
Foi sem dúvida mais um momento de aprendizagem e de interação em que os alunos puderam enriquecer ainda mais a sua cultura geral e ficarem também mais sensibilizados para a importância do livro seja ele escolar ou não.
PARABÉNS A TODOS PELA COLABORAÇÃO, DEDICAÇÃO E EMPENHO!!
E UM MUITO OBRIGADO À CÂMARA MUNICIPAL DE ESPINHO E À PORTO EDITORA


sábado, 21 de janeiro de 2012

Matemática Com Carinho - O Abraço

Na sala de aula, nós, os alunos do 3º.ano da sala da professora Augusta quisemos resolver um problema. A pergunta a que tivemos de responder foi:
Quantos meninos serão necessários para abraçar o edifício escolar?
Discutimos e debatemos o assunto com a ajuda da professora, levantamos hipóteses e fizemos estimativas.
Resolvemos pedir a colaboração das educadoras e das professoras das outras salas e a participação de todos os alunos.
Convidamos todas as turmas para à hora do intervalo darmos as mãos à volta da nossa escola.
No dia seguinte demos as mãos e abraçamos o edifício escolar.
Contamos os alunos todos e verificamos que foram precisos 146.
É este o tamanho da nossa escola.


TURMA M2/3
 COLETIVO
                                                                            


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ESCRITOR E ILUSTRADOR PEDRO SEROMENHO REGRESSA À DOMINGOS CAPELA

É já no próximo dia 3 de fevereiro às 11h que a biblioteca municipal José Marmelo e Silva vai ceder o seu espaço para receber a visita do nosso já conhecido escritor e ilustrador Pedro Seromenho. O escritor que no ano letivo anterior visitou a escola da Marinha, vem apresentar a sua nova coleção “ Reciclomania” aos alunos da Escola da Seara, Bouça e Lomba do Agrupamento Domingos Capela pelo que esperamos uma sessão divertida, muito interativa e com muita criatividade. 


Pedro Seromenho, de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside. Embora formado em Economia, Pedro Seromenho abandonou em 2005 a sua carreira como consultor e auditor financeiro e passou a dedicar-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras e a colaborar como cronista em revistas e em jornais.
 O autor obteve o sucesso com as aventuras “A Nascente de Tinta” e “O Reino do Silêncio”, editadas em 2007 e em 2008, respectivamente. Em 2009, foi publicado o seu primeiro romance juvenil, “900-História de um Rei” sobre a vida de D. Afonso Henriques e, em 2010, o seu primeiro álbum ilustrado “A estrelinha Pálida”. Em 2011 chegou o momento de criar a sua própria editora com o livro infantil “Porque é que os animais não conduzem?”. Em novembro de 2011, o autor lançou uma coleção de 4 livros a 4 cores e com 4 ilustradores intitulado RECICLOMANIA. Pedro Seromenho está ainda envolvido num projeto de conceção de um “storybook park” que está a cargo da CM Paredes.
 Atualmente, todas estas obras têm a chancela da editora Paleta de Letras.
ATÉ BREVE!!




quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ALUNOS DO MONTE E BOUÇA FORAM AO TEATRO


Os alunos do pré-escolar, primeiro e segundo ano das Escolas do Monte e da Bouça do Agrupamento Domingos Capela estiveram presentes no passado dia 17 de janeiro na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva onde assistiram à apresentação de duas peças de teatro “ A Branca de Neve e os Sete Anões” e “ Os Seis Cabritinhos”, peças estas que tiveram como personagens principais os alunos do 3º ano do curso Técnico de Apoio à Infância, do Externato Oliveira Martins em Espinho.
A realização destas atividades resultam da parceria entre o Externato Oliveira Martins e a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, no sentido de os alunos poderem aplicar “ in loco” um projeto interdisciplinar planificado e desenvolvido nas disciplinas técnicas de expressão Plástica, Expressão Corporal, Dramática e Musical e Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa.
Este projeto de intervenção pedagógica, permite que os alunos ganhem mais consciência e experiência na planificação e dinamização de atividades para crianças, o público-alvo da saída profissional deste curso.
Esperamos já em fevereiro, repetir a atividade, mas dirigida a outras escolas, anos e alunos do Agrupamento Domingos Capela.

ATÉ BREVE E PARABÉNS!!!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Joquinha voltou, desta vez à Quinta da Seara!

A já nossa conhecida escritora Anne Caroline Soares esteve na passada segunda feira, dia 9 de janeiro na Escola Quinta da Seara onde apresentou  a sua primeira obra " Joquinha na Cidade do Miau" a cerca de 150 alunos desde o pré-escolar ao 1º ciclo numa organização da Biblioteca da Marinha.
 Os alunos para além de terem ouvido e explorado a história do Joquinha com a escritora puderam ficar mais sensibilizados para a situação das pessoas com deficiência e ao mesmo tempo comprovar que a  própria Anne é um desses exemplos de vida para todos, tamanha é a sua coragem, empenho, dinamismo e sucesso.
Foram momentos de grande envolvência e interacção da escritora com os alunos que tornaram a atividade e a visita da Anne num sucesso.
As visitas vão continuar já no próximo dia 16 de janeiro, desta feita na Escola do Monte...até lá!!


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Entrega dos Quadros de Valor e Excelência

Vou falar sobre a entrega do quadro de Valor e Excelência.
No dia 5 de janeiro, fui receber o prémio do quadro de Valor na Domingos Capela.
Quem me acompanhou até à Domingos Capela foi o meu avô, a minha avó, a minha mãe, o meu pai e por fim a minha irmã.
Eu vi o professor António Sá a entregar os quadros de Valor e Excelência. Também vi a minha professora, que me entregou o prémio, outros alunos premiados e também alunos a cantar.
Eu fui à Domingos Capela porque me convidaram para ir receber o prémio do quadro de Valor e Excelência. Eu recebi um livro e um diploma.
As reações da minha família foram as seguintes: foram muito boas, ficaram muito orgulhosos e a minha mãe até começou a chorar de felicidade.
Gostei muito, porque foi uma cerimónia muito gira, interessante e estava tudo bem preparado. Tudo bem feitinho!

Lara Pinhal Dias – Turma M4

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PLANO NACIONAL DE EMERGÊNCIA NA MARINHA

A comunidade escolar da Marinha recebeu na passada terça feira no período da manhã a Protecção Civil de Espinho que durante quase uma hora e através do seu prelector, pode sensibilizar todos os alunos, professores, educadores e auxiliares para as tão importantes normas de segurança e autodefesa  em caso de sismos, incêndios e inundações. Foram medidas de segurança importantes para a vida, pois tratam-se de situações que podem ocorrer em qualquer momento e local.
Os alunos estiveram atentos e tiveram uma participação positiva interagindo sempre que possível com o prelector o que acabou por enriquecer ainda mais a iniciativa.


domingo, 8 de janeiro de 2012

O Dia de Reis

Vou falar do dia de reis.
Era uma vez três reis que se chamavam Belchior, Baltazar e Gaspar.
Os três reis estudavam estrelas e certo dia viram uma estrela maior e brilhante. Eles aperceberam-se que ia nascer um novo rei.
Então, montaram-se nos camelos e foram seguindo a estrela.
O Belchior levou como presente ouro que significa riqueza, Baltazar levou mirra que significa beleza e Gaspar levou incenso que significa divindade.
Quando iam a meio do caminho discutiam quem é que ia dar o presente primeiro.
Enquanto discutiam apareceu um artesão e disse que ia fazer um bolo chamado bolo-rei.
No meio tinha uma fava e a quem saísse ia ser o primeiro a dar o presente. Esta é a lenda do bolo-rei.
Em conclusão, eu gostei de fazer este texto porque faz-me lembrar Jesus.
 
Ricardo Neto Silva – Turma M4

OFICINA DE ESCRITA - AS MINHAS ESPETACULARES FÉRIAS DE NATAL

Neste texto vou falar sobre as minhas férias de Natal.
Na semana anterior ao Natal brinquei e vi televisão com a minha avó.
Na noite de consoada estive com o meu pai e com a minha avó.
Nessa noite comi bacalhau com batatas e recebi roupa e dinheiro.
No dia de Natal estive em casa da minha tia Susana com a minha família da parte do meu pai e comi farrapo velho.
Na semana entre Natal e a passagem de ano brinquei em casa da minha
tia com a minha família e gostei de estar com a minha família.
Na passagem de ano comi com o meu pai em casa e vi o Avatar.
Eu  gostei das minhas  férias e desejo para 2012 um bom ano com
amor, paz e saúde.

João – Turma M4

Como passei as férias de Natal

Eu vou contar as minhas férias de Natal.
Na semana anterior ao Natal eu fiz os deveres com o meu avô, fui à festa da fábrica do meu pai, onde estava muita gente. Eu lá comi porco e presunto. Eu também vi televisão nessa semana, mas o que gostei mais foi ter tempo para brincar. Eu não gostei que os meus pais não estivessem de férias.
Na noite de consoada estive com a minha família paterna. Eu passei a consoada em casa dos meus avós paternos. Eu comi canja e caldeirada. O que eu recebi foram chocolates deliciosos, a Batalha Naval e a arena beyblade. O problema foi que tive de ir à missa.
Passei o Dia de Natal em casa dos meus avós paternos, com a minha família paterna. Eu comi canja e leitão. Eu recebi um comando para a PS3, chocolates, beyblade, um livro, um guarda-chuva, roupa e jogos.
Na semana entre o Natal e a passagem de ano eu joguei PS3 e vi televisão em minha casa com os meus pais.
Passei a passagem de ano em casa com os meus avós maternos. Eu joguei Monopoly. O jantar foi sopa e caldeirada.
Eu gostei destas férias.
Os meus desejos para 2012 são: que não haja mortes nem roubos, que eu tenha boas notas, que me porte bem e que não exista crise.

Diogo – Turma M4

As minhas férias de Natal contadas pelos alunos da Marinha...

Vou contar as minhas férias de NATAL.
Quando acabou a escola comecei a fazer os  T.P.C
Estive com a minha família a decidir onde ia passar o natal. A semana estava a acabar e o dia de Natal a chegar. Com a família do meu pai, comemorei a consoada em casa dos meus avós. Na consoada comi bacalhau com batatas e azeite ou molho.
Os meus presentes foram os seguintes: uma caixa de pinturas, uma malinha de pinturas e roupa.
Passei o dia de Natal em casa com os meus avós. Comi assado e farrapo velho.
No dia 25 não recebi prendas. Em casa estive a arrumar os meus presentes. 
Com os meus avós da parte da minha mãe fui festejar a passagem de ano. Estive com a minha avó materna em casa. Quando chegou a hora de irmos jantar a minha avó pôs um cobertor no chão e cumprimos a tradição: comer no chão. Fui sair com os meus tios e pais e à meia-noite vi os foguetes. 
Já passou 2011 e já estamos em 2012. 
Gostei dos meus presentes mas ainda falta um que é deixar de ter crise. 
OS MEUS desejos para 2012 são: tirar boas notas, muita saúde e que o país deixe de ter crise porque está a piorar a nossa vida.
Catarina – Turma M4

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Desejos para 2012 dos mais novos...

Neste novo ano a turma M4 da escola da Marinha deseja…
P passar de ano (Catarina)
P muita paz (Rodrigo)
P tirar boas notas ( Lara Vinagre)
P dinheiro (João)
P amigos (Mariana Folha)
P o fim da crise (Cláudio)
P saúde (Diogo)
P mais tempo para brincar (Ricardo)
P menos conflitos (Lara Dias)
P casa para todos (Daniel Santos)
P amor (Nara)
P comida (Daniel Oliveira)
P juízo (Gonçalo)
P alegria (Ivone)
P saber estar em sociedade (José)
P felicidade (Ana)
P afeto (Marco)
P carinho (Denise)
P um carro (Juliano)