domingo, 28 de novembro de 2010

Escritora Manuela Mota Ribeiro na Marinha

No dia 14  de Dezembro (terça-feira), a Escola da Marinha tem preparado um encontro com a escritora Manuela Mota Ribeiro, destinado aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo da escola da Marinha.

A escritora fará a apresentação do seu mais recente livro infantil " Girafritz aprende uma lição", que retrata a vida de uma girafa que gosta muito de gozar os outros. Tudo muda quando é surpreendida por uma terrível e inesperada diarreia. Este livro aborda o tema do bullying mas de uma forma criativa e muito divertida, e ao mesmo tempo, com uma grande sensibilidade e proximidade aquilo que é o dia-a-dia das crianças e jovens no contexto escolar. Será certamente um momento único e muito especial!
A sessão terá lugar às 14 horas na sede dos Leões Bairristas (em frente à Escola da Marinha).

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

" Chá de Artes e Letras"

Foi inaugurada  esta quinta-feira, dia 25 de Novembro a nova Biblioteca da Escola Secundária Dr. Gomes de Almeida. A cerimónia contou com a presença da grande maioria dos professores da escola  mas também com vários outros docentes vindos de outros agrupamentos e bibliotecas. De registar a presença da Dra. Elisabete Carvalho, responsável máxima pela Rede de Bibliotecas Escolares.
Depois da mensagem de boas vindas e agradecimento do Professor Agostinho, seguiram-se óptimos momentos com a presença de vários alunos que, com canções, leituras, declamações de poemas, teatros, ballet e canções em Inglês dos Oasis proporcionaram um convívio e uma interacção entre todos os presentes, tudo isto aliado ao  espaço acolhedor e a um lanche irresistível preparado e servido com o carinho e amabilidade que caracteriza toda a comunidade da Escola Secundária Dr. Gomes de Almeida.

PARABÉNS E MUITO SUCESSO!  





domingo, 21 de novembro de 2010

O S. Martinho no Pré-Escolar

As crianças do Jardim de Infância, tiveram a oportunidade de poderem observar as castanhas dentro dos ouriços e, aprenderam a seguinte adivinha:
-Qual é coisa, qual é ela,
  tem casaco e camisa,
  nasce dentro dum ouriço?

R: a castanha

No Dia de S. Martinho, as crianças visualizaram a lenda de S. Martinho, no computador.
Cantaram canções na sala e no recreio fizeram uma roda grande.
Comeram castanhas assadas, quentinhas, gostosas...
Durante a tarde, fizeram o registo da lenda, colagem, pintura e descobriram, que misturando a tinta verde com a tinta
Vermelha, se faz a cor castanha.












                                              


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"Os Valores Sociais"



No âmbito do Plano Anual de Actividades,”Saber ser, saber estar”, a policia veio à escola para promover atitudes e valores sociais. A turma 1º ano da Professora Nancy realizou trabalhos sobre a temática abordada.






quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Lenda de S. Martinho para Rever

Dia da Alimentação


No Dia da Alimentação as crianças do Pré-escolar trouxeram fruta para a escola, para fazer salada de fruta para o lanche.
Aproveitámos as diversas frutas, trazidas pelas crianças, para explorar as cores, assim como os cheiros, texturas e registar algumas quantidades.
De seguida fizemos um “jogo sensorial”…
De olhos vendados, tentámos descobrir o fruto através do tacto, do olfacto e do paladar.
Desenharam os frutos da mesma cor, e concluíram: a laranja é grande e a tangerina é pequena.
Depois de lavada e preparada a fruta, as crianças saborearam e deliciaram-se com a salada de fruta e, muitas delas, pediram para repetir.
Da parte da tarde, estivemos a conversar e a ver imagens de árvores de frutos. Para aprendermos de onde vêem os frutos que comemos.
Depois fizeram desenhos e colagens.





segunda-feira, 15 de novembro de 2010

" O Outono..."

O Outono é o tempo a envelhecer

O Outono é frio, há vento e, normalmente quando a chuva cai as árvores ficam sem folhas. As folhas são: castanhas, laranjas e amarelas…Há uma festa chamada magusto onde se comem castanhas. Nas vindimas colhem-se as uvas para irem para os lagares para se fazer o vinho. Há nuvens no céu e o sol já não brilha tanto como no Verão. Depois de comer as castanhas as crianças da cidade e da aldeia vão brincar e saltar. Os dias são mais pequenos.

Mariana Folha – Turma M3/4


As tradições do Outono

No Outono as folhas mudam de cor. As folhas começam a cair das árvores. Os meninos gostam de saltar, brincar, correr e passear no tapete de folhas coloridas. No Outono as pessoas têm que se agasalhar porque está frio e o céu está cinzento. Nas vindimas apanham-se as uvas para fazer o vinho. Depois vem o S. Martinho para comermos castanhas. O Outono começa entre 21 e 22 de Setembro e acaba entre 21 e 22 de Dezembro.
Os dias são mais pequenos e as noites grandes. 

Diogo Ferreira – Turma M3/4

A Flor Mais Grande Do Mundo Jose Saramago.wmv

A turma do 3º Ano da Professora Márcia Baptista da  EB1 da Marinha, venceu o Concurso do 1º Ciclo das Quadras de São Marinho, organizado pelo Agrupamento Domingos Capela (Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Domingos Capela).
A turma com o  pseudónimo “ Os Ouricinhos” e a quadra vencedora  do concurso do 1º ciclo foi:

O  Castanheiro é amigo
Pois nos dá boas castanhas
Que cozidas ou assadas
Nos regalam as entranhas.

EB1/JI DA MARINHA NO FACE

O dia 11 de Novembro, dia de S. Martinho foi passado de maneira diferente na comunidade da Escola da Marinha 2.
Aproveitando o facto de termos na cidade de Espinho mais uma edição do CINANIMA 2010, os cerca de 150 alunos da EB1/JI da Marinha deslocaram-se juntamente com os professores ao Face para assistirem a três filmes: Homba, Donkey e Domingueiros.
Foram duas horas bem passadas de cinema animado em que num ambiente descontraído, as crianças da Marinha puderam rir e ver três histórias únicas muito interessantes que posteriormente foram ilustradas na sala de aula!

domingo, 14 de novembro de 2010

As crianças do Pré-Escolar participaram no concurso de “Postais de Natal”, para o Agrupamento de Escolas Domingos Capela.

Dia de São Martinho - Turma M2

Lenda de São Martinho

Estava um dia de muita chuva quando o soldado São Martinho regressava a casa no seu cavalo. Pelo caminho encontrou um mendigo quase nu e cheio de frio que lhe pediu ajuda. São Martinho parou logo o seu cavalo, pegou na espada, cortou a sua capa de militar ao meio e deu metade ao pobre homem. São Martinho, embora mal agasalhado e com frio, continuou feliz a sua viagem por ter feito uma boa acção. Mas, de repente o céu ficou limpo e o sol apareceu ficando um dia de Verão. Quase todos os anos, nesta época, surgem uns belos dias de sol. Temos assim o “Verão de São Martinho”.
                                                                                                                                            Turma M2

Alguns trabalhos realizados